29/12/2016

Sabe porque se tornou viral esta foto de uma embalagem de iogurte?


É  um copo de iogurte como tantas outras embalagens de plástico encontradas nas praias um pouco por todo o mundo. O que há de surpreendente nele? O facto de, aparentemente, ser uma embalagem de 1976.

40 anos depois da sua criação, a embalagem da Yoplait – que ostenta o logótipo dos Jogos Olímpicos de 1976 realizados em Montreal, Quebeque – foi encontrada numa praia em França e a sua fotografia tornou-se viral nas redes sociais.

A mensagem que passa é clara: a poluição marítima causada pelo lixo plástico é um problema real. O plástico pode demorar séculos a decompor-se e a sua presença no mar é prejudicial à fauna marinha.

Segundo o autor da descoberta, no entanto, a embalagem da Yoplait parece estar em melhores condições do que seria de esperar, dada a sua idade, o que o levou a conjeturar que “talvez tenha vindo de um aterro e que tenha estado abrigada das intempéries durante a maior parte dos últimos 40 anos”.

Se um saco de plástico pode demorar décadas a decompor-se, uma garrafa do mesmo material demora, em média, 450 anos a fazê-lo, de acordo com estudos do Departamento de Ciência Ambiental de New Hampshire.

No mar, estes resíduos plásticos vão-se decompondo em pequenos pedaços de plástico, libertando químicos tóxicos e ameaçando os animais marinhos que os ingerem por os confundirem com comida.

Todos os anos, pelo menos oito milhões de toneladas de plástico invadem os oceanos e, segundo um relatório da Fundação Ellen MacArthur, até 2050, haverá mais plástico do que peixes (por peso) no mar.


em UniPlanet