20/12/2015

Memórias do Saque (Memoria del Saqueo - legendado), O que o FMI fez na Argentina

Numa altura em que o FMI pretende convencer-nos em Portugal que se enganou, assumindo inocentemente falhas e erros, como se o modelo aplicado fosse de alguma forma algo experimental e de consequencias imprevisiveis, deixamos aqui um magnífico documentário, que mostra bem aquilo que o FMI fez na Argentina. Temos a certeza absoluta, que vão encontrar muitas semalhanças naquilo que vão ver neste documentário, com a situação que se viveu em Portugal.

Este "modelo" de intervencão, é repetido, nas mais diversas zonas do mundo, e serve interesses muito específicos, e nada têm a ver com a ajuda a países ou populações em dificuldades.

Premiado com o Urso de Ouro em Berlim e Melhor documentário em Havana, o filme mostra de que forma a Argentina foi saqueada pela grandes corporações, de como o governo neoliberal de Menem conseguiu levar o país a bancarrota, privatizando tudo e servindo aos interesses do FMI, Banco Mundial e OMC. Genocídio Social, a Argentina passa da condição de país "quase de 1º Mundo" para um país em que a maioria da população se torna miserável.

Mortalidade infantil, desnutrição, abandono social total, endividamento externo fizeram a marca do que seria o "exemplo de neoliberalismo para o mundo". Toda essa situação se tornou insuportável até finalmente explodir na revolta popular de 19 e 20 de dezembro de 2001.

Este é dos melhores documentários que alguma vez já vimos.




1 comentário:

  1. Não devemos nós país e governo ir mais na conversa de Merkels e FMIs, pois emprestam para explorar os outros da Europa.

    ResponderEliminar