17/02/2016

Food.Inc. - Legendado em português

"O documentário "Food, Inc." retrata os perigos e as transformações operadas na indústria alimentar norte-americana, afirmando os efeitos prejudiciais à saúde pública, ao meio ambiente e aos direitos dos trabalhadores e dos animais.

Grandes corporações como a Monsanto, produtora de alimentos geneticamente modificados, empresas de carnes americanas como Tyson Food Inc. ou a  Smithfield Fods e a produtora de frangos Perdue Farms negaram-se a conceder entrevistas para o filme.

 
Mas a indústria alimentar não se calou. Associações comerciais representativas da indústria de carne nos EUA, que movimenta 142 bilhões de dólares por ano, uniram-se para refutar as alegações feitas no filme. Lideradas pelo Instituto Americano da Carne, criaram vários sites na Internet, incluindo um chamado SafeFoodInc.com.

A campanha destas afirma que os alimentos norte-americanos são seguros, abundantes e de preços acessíveis, enquanto o filme afirma que as imagens de animais pastando em fazendas verdejantes, impressas nos rótulos de produtos alimentícios, são enganosas.

"Food, Inc." explora o argumento de que os alimentos não vêm de "fazendas simpáticas", mas de fábricas industriais que priorizam o lucro, e não a saúde humana."