08/10/2015

Petróleo encontrado em zona Síria, ocupada por Israel

Um grande depósito de petróleo foi encontrado na zona de Golan Heights, território Sírio ocupado por Israel, com reservas suficientes para durar décadas, segundo a imprensa do país.

Alegadamente, o potencial de produção pode chegar aos biliões de barris, enquanto Israel consome 270.000 barris por dia. Israel importa actualmente até três quartos de seu petróleo da região semi-autónoma curda no Iraque, informou o Financial Times em Agosto.

A descoberta coincide com a guerra civil que devasta a Síria, e os Israelitas parecem estar a usar os rebeldes no conflito sírio para tirar proveito. 

A zona ocupada de Golan Heights faz fronteira com o território sírio controlado por rebeldes anti-governamentais. Israel já teria fornecido assistência médica aos rebeldes e tem respondido a disparos de foguetes a partir do território controlado pelos rebeldes, atacando posições do Exército sírio. 

A presença de Israel em Golan Heights está em disputa. A região é internacionalmente reconhecida como território da Siria, porém encontra-se ocupada por Israel desde da Guerra dos Seis dias em 1967 entre Israel e vários estados árabes. A Resolução no. 247 (1967) da ONU exigiu a retirada das forças armadas israelitas dos territórios ocupados durante o conflito. A Israel discorda com a terminologia usada na resolução e insiste que os territórios estão em disputa.
Notícia da RT aqui

RiseUp Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário