12/11/2015

"A Corrupção e o Sistema da Dívida" - Raquel Varela em video

Excelente intervenção da Historiadora Raquel Varela, sobre a actuação do Sistema da Dívida na Europa, na abertura do Seminário "A Corrupção e o Sistema da Dívida", que decorreu em São Paulo (Brasil), entre 30 e 31 de Outubro.


"Hoje o mundo divide-se entre quem legitima a dívida pública como inevitável e quem considera-a um esquema fraudulento de acumulação em que o Estado se financia não para encontrar dinheiro para serviços mas financia-se para pagar mais dívida. 

O sistema da dívida é hoje um sistema: usurpa um mecanismo normal de financiamento dos Estados para se tornar numa bóia de salvação de grandes negócios falidos. As moratórias sobre as dívidas tornaram-se a linha que separa a barbárie da civilização, os direitos humanos da extorsão medieval, a seriedade das contas públicas do saque fiscal.
Invocar a falta de reacção da população – prisioneira de uma vida infernal entre o trabalho excessivo e o desemprego, o embrutecimento cultural e o desconhecimento técnico e económico do que está em causa – para defender que não se pode suspender a dívida é tornar o desespero convincente e manter a miséria social que o seu pagamento implica. E o papel dos partidos e dos intelectuais é outro, é o de tornar a esperança possível."

A Raquel Varela escreve no seu blogue aqui e podem encontra-la também no Facebook e no Youtube