13/12/2015

Chomsky e as 10 Estratégias de Manipulação Mediática

Linguista genial, filósofo desconcertante e activista político no mínimo polémico, Avram Noam Chomsky, nascido em Filadélfia em 7 de dezembro de 1928, tem o seu nome associado à criação da gramática ge(ne)rativa transformacional e evidentemente à célebre Hierarquia de Chomsky, que versa sobre as propriedades matemáticas das linguagens formais.

Além de seu premiadíssimo trabalho académico, tanto como professor como pesquisador em linguística, Chomsky tornou-se muito conhecido pela defesa das suas posições políticas de esquerda — descrevendo-se como socialista libertário — bem como por seu corrosivo posicionamento de crítico, tanto da política norte-americana, como do seu uso da comunicação de massas para manipular a opinião pública.

Numa das suas frases, Chomsky afirma que “a propaganda representa para a democracia aquilo que o cacetete (ou repressão da polícia política) significa para o estado totalitário”.

As imagens em baixo são da pagina de facebook PikaMiolos, que entretanto, infelizmente e com muita pena nossa, já deixou de postar.