05/06/2016

Blue Gold: World Water Wars

Em todos os recantos do mundo, poluímos, desviamos, extraímos e esgotamos exponencialmente, com o crescimento populacional e tecnológico, as nossas limitadas reservas de água potável. O desenvolvimento excessivo e desenfreado da agricultura, construção e indústria aumenta a demanda por água potável para além do suprimento finito, resultando na desertificação da Terra.

Gigantes corporativos forçam os países em desenvolvimento a privatizar o seu suprimento de água potável em troca de lucro. Investidores de Wall Street apostam em esquemas de dessalinização e exportação de grandes massas de água. Governos corruptos utilizam a água para proveitos políticos e económicos.

Emerge um controle militar da água, novos mapas geopolíticos e formas estruturais de poder, montando o palco para a guerra pela água no mundo. Seguimos inúmeros exemplos no mundo de pessoas lutando pelo básico direito à água, desde casos em tribunal, revoluções violentas, convenções da ONU para rever constituições e até protestos nas escolas. Como afirma Maude Barlow, "Esta é a nossa revolução, esta é a nossa guerra". 


Uma linha foi cruzada assim que a água se tornou uma commodity. 
Iremos sobreviver? 

Documentário de Sam Bozzo (2008), com Andres Barreda Marin, Danielle Mitterrand, Jim Olson, Maude Barlow, Michael Kravcik, Oscar Olivera, Peter Warshall, Ric Davidgeg, Robert Glennon, Ryan Hreljac, Terry Swier, Tony Clarke, Vandana Shiva, Virginia Setshed e Wenonah Hauter.

Sem comentários:

Enviar um comentário