06/10/2015

Cavaco Silva - Presidente de coisa nenhuma

Um dia depois de o Presidente da República ter faltado ás comemorações do dia ... da República, eis que Aníbal Cavaco Silva nos presenteou ontem com mais um atropelo áquilo que jurou, mas nunca pretendeu defender ... A República.

Quando em Julho informava a Nação de que não daria posse a um governo minoritário, esperando com certeza um resultado eleitoral favorável ao PS, não estava á espera de ontem, ter de depender que a minoria da sua preferida PaF tivesse de ir pedir batatinhas ao mesmo PS pela maioria que aprove o orçamento que a Troika e os credores tanto exigem, endossando uma minoria parlamentar para que procure fazer governo.


Apenas um áparte ... Segundo o artigo 187º da Constituição da República Portuguesa, República esta sem Presidente, o Primeiro-Ministro é nomeado, depois de ouvidos os partidos representados na Assembleia da República.

Cavaco Silva ontem, reuniu apenas com Passos Coelho. Se bem que não se trata de uma nomeação para Primeiro Ministro (por enquanto; mas todos já sabemos o que a casa gasta), a verdade é que Cavaco Silva ignorou a maioria dos eleitores quando deixou PS, BE, CDU e PAN do lado de fora.


Mas enfim ... o que interessa mesmo são certos interesses, e pelos portugueses ninguém tem interesse nenhum. E parece também ás vezes, que nem mesmo eles próprios se interessam com isso.

Joao