14/02/2016

The Century Of The Self - Legendado

O Século do Eu (The Century of the Self - BBC) é um fabuloso documentário de Adam Curtis em 4 episódios que aborda a forma como as teorias de Sigmund Freud, sua filha Anna Freud, e o sobrinho daquele, Edward Bernays, foram usadas por governos e empresas multinacionais para controlar e manipular as massas.

Baseando-se nos conhecimentos de psicanálise do seu tio, Edward Bernays desenvolveu a longo do século passado as mais variadas técnicas de manipulação de massas, desde convencer as mulheres a fumarem, associando o acto à emancipação feminina, ou, usar o inconsciente humano apelando à sua irracionalidade para desenvolver a sociedade de consumo em que vivemos actualmente.

O Século do Eu é um documentário essencial para quem pretenda entender como as nossas vidas são afectadas pela propaganda e como os governos e empresas usam estas técnicas para conseguir os seus objectivos, quer sejam políticos ou comerciais.

Playlist completa neste link 

Apenas os primeiros 2 de 4 episódios se encontram legendados. Encontramos outro link em que os episódios estavam legendados mas devido a restrições de copyright estavam inacessíveis, Se alguém encontrar todos os episódios legendados, por favor mandem-nos mensagem para aqui